História e Símbolos de Santa Lúcia

por Interlegis — última modificação 05/10/2023 09h54

História de Santa Lúcia

Em meados de 1960, chegavam à cidade alguns agricultores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Através de informações de algumas pessoas que vieram conhecer as terras da localidade de Santa Lucia, gostaram e acabaram ficando ali morando.

Entre eles, o senhor Orlando Luiz Zamprônio, que era coletor da cidade de Capanema, na época comercializava madeira na região. O caminho este que hoje se faz de carro em pouco tempo, naquela época não conseguia ser feito nem a cavalo, somente a pé.

Com muita sede, avistaram uma nascente de águas cristalinas e então pararam para beber e se refrescar um pouco. Foi nesse momento, quando ao abaixar-se para tomar água, o senhor Orlando Luiz Zamprônio teve um olho ferido por um galho de criciúma. Orlando ficou muito preocupado com sua visão, pois não havia recurso para atendimento médico na época. Contando apenas com a fé, resolveu fazer uma promessa a Santa Lúcia, protetora dos olhos. Se concedida a graça da melhoria da sua visão, daria o nome a este local de Santa Lúcia, fato que aconteceu prontamente.

Além do senhor Orlando Luiz Zamprônio, chegou a este local as famílias de Guilherme Laither, Dinarte Tibes, Valte Luiz Pupp, Oscar Antunes de Morais, Sadi Pares, Olindo Parolin, Orlando Rios, Carlos e Guilherme Rios e a família do senhor Ito Pretto, que na época já residia em Santa Lúcia.

Em 1964, quando Capitão Leônidas Marques tornou-se município, a promessa se cumpriu, surgindo assim o distrito de Santa Lúcia no dia 03 de outubro de 1967.

Santa Lúcia desmembrou-se do município de Capitão Leônidas Marques em 09 de maio de 1990, no entanto a instalação oficial ocorreu no dia 01 de janeiro de 1993 com a posse do primeiro Prefeito Aldino Dalben e como vice-Prefeito João Francisco Scalco.

O município localiza-se a 510 km da capital Curitiba, situando-se a uma altitude de 441 metros acima do nível do mar e possuindo uma área territorial de 116,857 km². Sua população é constituída por 3.925 habitantes (segundo censo do IBGE 2010). O clima é subtropical úmido mesotérmico, verões quentes com tendências de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22ºC), invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18ºC), sem estação seca definida. Já na área econômica, o destaque vai para os produtos agrossilvipastoris, como as aves para o corte, milho safra normal e a soja safra normal. Também há no município setores madeireiros, mobiliários, empresas metalúrgicas, indústrias têxtil, móveis residenciais entre outras.

Bandeira

A Bandeira do Município de Santa Lúcia – Paraná foi criada pela Lei Municipal nº. 07/63 de 05 de março de 1993, desenhada na proporção de 88 cm de altura por 130 cm de comprimento, e o retângulo da Bandeira Municipal é de cor azul celeste, vermelho e verde oliva, e ao centro da mesma em posição de um losango em cor branca e no cento deste o Brasão de Armas Municipal.

Simbologia das cores e das peças da Bandeira Municipal

No retângulo da Bandeira Municipal: a cor azul celeste representa o Céu ameno que cobre todo território municipal e os rios com suas águas; e a cor vermelha representa o fogo e as indústrias, o verde oliva representa os campos e a esperança; a cor branca no campo do losango no centro da bandeira é o símbolo da paz, amizade, pureza, inocência e verdade.
O Brasão de Armas ao centro do losango representa “O Governo Municipal” e centro do retângulo do Bandeira onde é colocado o Brasão de Armas Municipal que simboliza a cidade sede do Município, e o Poder Municipal que se expande a todos os quadrantes do seu território.

Brasão de Armas do Município

Criado pela Lei Municipal nº. 07/63 de 05 de março de 1993, sendo este composto de um escudo.

A Coroa Mural que compõe o Brasão representa a nobreza, onde estão os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, (Judiciário sob a comarca do município de Capitão Leônidas Marques); O milho, soja, feijão, trigo, cana de açúcar e o fumo, representam a principais culturas do município;

O gado representa à pecuária;
O suíno representa a suinocultura;
As aves representam a avicultura;
O prospecto de cidade representa o progresso;
A Santa representa o símbolo que deram o seu nome;
Os raios representam o sol e a vida;
O azul representa o céu e os rios com suas águas existentes;
O verde representa os campos e a esperança;
O amarelo representa a riqueza;
O vermelho representa o fogo e a indústria;
09/05/1990 representa data de criação do município.